top of page

Manejos para minimizar stress por veranico na cultura do Milho Safrinha

A safrinha de milho é uma cultura de grande importância na composição da remuneração do agricultor no Norte do Paraná, pois ela possibilita uma receita em sucessão à cultura da soja, sendo que nas 2 últimas décadas se consolidou na região.


Outono e inverno no Norte do Paraná se caracterizam por meses com menor volume de precipitação e, por certas vezes, períodos longos sem volumes expressivos de chuvas, os chamados “veranicos”.


Na atual Safrinha 2020, estamos passando por um veranico que se iniciou em abril e vem se estendendo em maio. No entanto, existem alguns manejos e tecnologias que podem tornar as plantas de milho mais tolerantes aos períodos de stress hídrico. Estes manejos podem minimizar as perdas de produtividade quando da ocorrência de veranicos.

Publicamos em nossas redes sociais um caso de sucesso na atual Safrinha, em uma lavoura da região de Prado Ferreira foram empregados 3 manejos que acarretaram em plantas mais robustas e enraizadas, e que estão sofrendo menos com o veranico pelo qual estamos passando.


Você confere o vídeo completo aqui também:


Os manejos adotados foram:


1) Inoculação com Azospirillum


O processo de inoculação das gramíneas com Azospirillum, além de garantir fornecimento de parte do Nitrogênio requerido pela lavoura de milho safrinha, traz outros benefícios indiretos, já está comprovado que as bactérias Azospirillum produzem fitohormônios que estimulam o crescimento das raízes.


Produto utilizado no Manejo Agro Hara:


INOCULANTE MASTERFIX GRAMINEA – STOLLER


Dose: 2,5 doses de inoculante / alqueire


Mais informações sobre Azospirillum e inoculação de gramíneas podem ser encontradas na Publicação da Embrapa.




2) Aplicação de produto hormonal


Os hormônios promotores (Auxina, Giberelina e Citocinina) quando fornecidos em proporções adequadas estimulam a fotossíntese, o crescimento das raízes, e o aumento do diâmetro de colmo, tornando a planta de milho mais resistente a stress ambiental.


Produto utilizado no Manejo Agro Hara: Stimulate – STOLLER


Dose: 0,6 L / alqueire


O produto Stimulate é o único produto do mercado composto por hormônios de produção sintética, o que confere segurança na quantidade e proporção dos hormônios presentes na formulação do produto.




3) Aplicação de Nutrição Foliar Complementar


O equilíbrio nutricional da planta é de extrema importância, para que todos os processos fisiológicos sejam feitos com excelência pela planta. A adoção na nutrição foliar tem que ser criteriosa, levando em conta a cultura, o nível de investimento, o estádio da cultura, e quais nutrientes serão essenciais para um máximo retorno do investimento.


Produto utilizado no Manejo Agro Hara: Cellerate - STOLLER


Dose: 0,5 L / alqueire


Cellerate melhora o aproveitamento de nitrogênio pela planta de milho, pois contém Molibdênio, micronutriente que participa dos processos fisiológicos relacionados ao uso do nitrogênio pela planta (redutase de nitrato e nitrogenase). E ainda contém outros nutrientes essenciais ao milho, como Zinco e Fósforo.





Clima - um “insumo” que não podemos controlar


A agricultura é uma atividade a “céu aberto” e um insumo crucial na atividade agrícola é o clima, no entanto, este não está sob a interferência humana. Quando não se tem irrigação, o que se pode fazer é utilizar tecnologias e manejos que reduzam perdas em casos de secas.


A planta deve ser encarada como uma fábrica, e assim como uma fábrica eficiente começa de seu planejamento e construção, uma planta mais eficiente e robusta se faz à partir de suas fases iniciais. Daí vem um conceito muito empregado hoje na agricultura moderna: “a construção de plantas”.




Nesta lavoura com o Manejo Agro Hara isto foi feito, pois os manejos foram empregados na lavoura quando as plantas estavam no estádio V4 a V5. No momento em que os manejos foram realizados o veranico ainda não estava ocorrendo, mas o investimento feito lá no início da lavoura está permitindo às plantas suportarem melhor a seca que agora está ocorrendo em nossa região.

Consulte uma Loja Agro Hara, ou nosso Time de Consultores para mais informações de manejos e tecnologias que possam mitigar problemas de clima.

bottom of page