top of page

Dessecação Soja e Semeadura Milho Safrinha



A cultura do milho safrinha consolidou-se no Brasil nos últimos 20 anos com expressivo crescimento em área, produção e produtividade. Muitos produtores têm alcançado produtividades acima de 250 sc/alqueire, resultado da utilização de tecnologia e planejamento por parte do agricultor.


Um dos principais pontos que devem ser levados em consideração no cultivo do milho safrinha é a época de plantio. Como o ciclo do milho é definido pela soma térmica diária - acúmulo de graus dia -, diferenças de até 30 dias na data de plantio no milho verão têm pouca influência na data da colheita. Contudo, nos plantios realizados na safrinha, intervalos de apenas 7 dias podem significar diferenças de até 20 dias no ciclo final da cultura do milho, aumentando os riscos no decorrer do ciclo da cultura e tornando-se fator decisivo no sucesso do produtor.


Desta forma, o sucesso da safrinha, primordialmente, depende de um bom planejamento desde o plantio da lavoura no verão, já que o tempo na safrinha é peça-chave para um bom resultado final.



A atual safra de soja 2019/2020 foi semeada mais tardiamente no Norte do Paraná quando comparado à safra 2018/2019, isto se deveu às irregularidades das chuvas nos meses de setembro e outubro, o que acarretou em menor área de soja semeada na primeira quinzena de outubro. Em função disto, a colheita da soja e a consequente semeadura do milho safrinha vão ser realizadas mais tarde na atual safra.


Uma alternativa que pode antecipar a colheita da soja de três dias a uma semana é a dessecação da lavoura de soja. Embora pareça curto, esse período pode representar muito no potencial produtivo da safrinha.


Dessecação Eficiente


Para que o processo seja bem conduzido é preciso monitorar a lavoura e identificar o momento em que a soja completa a sua maturação fisiológica.

O momento adequado para realizar a dessecação é na maturação fisiológica do grão, que é observado quando este atinge o máximo de peso de matéria seca e se desliga fisiologicamente da planta (R7). Neste momento os grãos passam a ter coloração amarelada e as plantas apresentam 75% das folhas e vagens amarelas.


A Agro Hara conta com corpo técnico capacitado que poderá auxiliar o produtor na tomada da decisão por dessecar ou não a lavoura de soja.


bottom of page