Bokashi: melhoria de solo que dá rentabilidade ao produtor

Na região Sul do país as estiagens vêm se tornando cada vez mais frequentes e severas nos últimos anos, ou seja, o fator climático vem afetando economia e produção agrícola.


O Bokashi é um adubo orgânico concentrado que proporciona uma grande diversidade microbiológica que confere melhoria nas condições físicas, químicas e biológicas do solo.


Com a melhora na estrutura do solo e seu equilíbrio biológico, aumenta-se a retenção de água e nutrientes, diminuindo a lixiviação e a diminuição da população de fitopatógenos presentes no solo.


O composto do Bokashi está associado a diversos resíduos orgânicos, podendo ser aplicado tanto no plantio quanto na adubação de cobertura. A presença de enzimas, polissacarídeos e ácidos orgânicos estão envolvidas no estímulo do desenvolvimento vegetal.


Assim, o produto aumenta a área de exploração das raízes e, consequentemente, melhora a capacidade de absorção de água pela planta, o que resulta em favorecimento das condições para desenvolvimento das plantas proporcionando assim: menor pressão de pragas/doenças e maior resistência aos estresses bióticos e abióticos, permitindo que as plantas atinjam o máximo de seu potencial produtivo resultando em rentabilidade ao produtor.